segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Vouzela - Praga de escaravelhos na povoação de Joana Martins motiva pergunta de Os Verdes no Parlamento



O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República duas perguntas em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, sobre a praga que escaravelhos que se tem alastrado na povoação de Joana Martins, concelho de Vouzela. A população está preocupada pelas eventuais consequências desta praga nas culturas hortícolas e na saúde pública.

Pergunta:

O Partido Ecologista Os Verdes deslocou-se, no passado dia 7 de julho, à povoação de Joana Martins, freguesia de Ventosa, concelho de Vouzela, tendo ouvido as queixas da população relativamente à praga de escaravelhos pretos que se tem alastrado pela povoação, e que constitui um grande incómodo no dia-a-dia dos residentes.

Segundo os moradores, estes insetos surgiram nesta aldeia há cerca de um mês, coincidindo com o aumento da temperatura e, este ano, em número bastante superior ao registado em anos transatos. Embora não conheçam com exatidão a génese desta população de escaravelho preto, os residentes suspeitam que estes insetos possam ter origem em várias explorações avícolas que se localizam nas proximidades, até porque esta espécie se alimenta de grãos, farinhas e restos de vegetais.

A população encontra-se desesperada e preocupada, temendo as consequências desta praga para as culturas hortícolas e na saúde pública. Segundo os moradores, os insetos estão mais ativos ao anoitecer, encontrando-se várias miríades, voando pela aldeia, que acabam por “invadir” as habitações e tornam quase impossível os moradores desfrutarem de uma refeição tranquila, dado que os mesmos caem frequentemente dentro do prato ou do copo. Diariamente, as pessoas são obrigadas a fazer uma desinfestação para poderem pernoitar com tranquilidade. Embora a deslocação de Os Verdes à aldeia de Joana Martins, tenha ocorrido no período da manhã, numa altura em que estes insetos estão menos ativos, tal como referem os moradores, foi possível observar inúmeros escaravelhos uns mais estáticos, outros caminhando, dentro das habitações, pelo chão, nas paredes e outras superfícies, constatando-se o incómodo de quem habita na povoação.

Face a esta situação os moradores consideram fundamental, por um lado, conhecer a origem desta praga e, por outro, que se proceda à sua eliminação de forma a permitir que as pessoas de Joana Martins possam ter uma vida tranquila nas suas próprias casas.

Segundo moradores, esta situação já é do conhecimento da junta de freguesia, do município e da própria delegação de saúde, que até à deslocação do PEV ao local, ainda não tinham tomado as devidas medidas para resolver este problema.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito à S. Exa. O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo, a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura me possam prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério tem conhecimento da praga de escaravelhos pretos que tem afetado os habitantes da povoação de Joana Martins, no município de Vouzela?

2- Qual a origem desta praga de insetos? O Ministério confirma que poderão advir das explorações avícolas que se localizam nas proximidades?

3- Este tipo de inseto, para além de reduzir a qualidade de vida da população, poderá representar algum risco para a saúde pública?

4- Que tipo de medidas o Ministério irá tomar para controlar esta comunidade de insetos que, diariamente, “invadem” as habitações locais?


 
 

26 de julho de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário