segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Visita de Os Verdes ao Aterro do Gestal em Canedo (Santa Maria da Feira)




Uma delegação do Partido Ecologista, que integrou o dirigente nacional Antero Resende e o deputado à Assembleia da República José Luís Ferreira, visitou no passado dia 21 de Julho o Aterro do Gestal, em Canedo (Santa Maria da Feira), tendo também reunido com a SULDOURO para abordar a gestão dos resíduos e os impactos deste aterro nas comunidades locais, nomeadamente os odores desagradáveis que a população chegou a denunciar.

A SULDOURO referiu ao PEV que no início do funcionamento do Aterro do Gestal, final do ano transato e início de 2016 houve algum cheiro libertado, mas que tem vindo a procurar ajustar o sistema "anti-odor" e a melhorar algumas técnicas como por exemplo com a colocação de rampas para as descargas, com posicionamentos que procuram contrariar o direcionamento dos ventos e brisas predominantes, tendo estas intervenções contribuído para atenuar e minimizar os impactos (que) odoríferos de que a população se vinha queixando. A entidade responsável por esta infraestrutura referiu também que está prevista, por parte do empreiteiro da obra, a replantação de árvores que secaram no sentido de constituir uma cortina arbórea conforme previsto no projeto.

Durante a visita ao aterro Os Verdes puderam constatar a ausência de odores desagradáveis e verificar as condições excelentes para a deposição dos resíduos sólidos, que são recebidos do município de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia. Para além do aterro propriamente dito, a delegação do PEV visitou a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) desta infraestrutura que faz um pré-tratamento dos lixiviados que recebe do aterro. Mesmo tendo em conta a grande concentração de poluentes que as águas lixiviadas transportam não se verificou qualquer odor desagradável.

Embora, não seja uma particularidade deste aterro, estão a ser depositados resíduos indiferenciados, sem qualquer tratamento e valorização prévia. Mesmo que a entidade gestora esteja a cumprir as metas estabelecidas, no contexto da sua área de intervenção, Os Verdes consideram  que só deveria ir para aterro os resíduos em fim de linha, ou seja, que não fosse possível o seu tratamento e valorização, de forma melhorar a eficiência ambiental e a longevidade dos próprios aterros. As opções de futuro terão de passar obrigatoriamente por novos e mais eficientes sistemas de recolha dos resíduos sólidos e uma maior intervenção das centrais mecânicas de triagem e separação de lixos.

Nesta revisita ao Aterro do Gestal foi importante para Os Verdes conhecerem a infraestrutura agora em funcionamento, assim como o esclarecimento de algumas questões junto da SULDOURO.



 

28 de julho de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário