segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Verdes questionam Governo sobre poluição na Ribeira da Sertã

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente sobre poluição da Ribeira da Sertã, pressupondo que haja a rejeição de águas residuais para este rio sem o tratamento apropriado. A 24 de junho de 2016 o PEV teve oportunidade de visitar a Ribeira da Sertã, junto à Ponte dos Cavalos, tendo constatado que a água se encontrava escurecida aparentando não se encontrar nas melhores condições

    Pergunta:

A Ribeira da Sertã é um curso de água, que nasce no concelho de Oleiros, desaguando no rio Zêzere junto à povoação da Foz, freguesia de Cernache do Bonjardim, município da Sertã. Este curso de água, conhecido na Sertã também por Ribeira Grande acabou por dar origem à localidade sede de concelho e respetivamente ao município.
 
Ao longo dos anos têm chegado ao conhecimento do PEV relatos de poluição desta ribeira pressupondo que haja a rejeição de águas residuais para este rio sem o tratamento apropriado. A 24 de junho de 2016 o PEV teve oportunidade de visitar a Ribeira da Sertã, junto à Ponte dos Cavalos, tendo constatado que a água se encontrava escurecida aparentando não se encontrar nas melhores condições.
 
No passado dia 27 de dezembro, o PEV tomou conhecimento através de registos fotográficos e de vídeos, denunciados pela população, de eventuais descargas de águas residuais neste mesmo dia, provocando um manto de espuma branca à superfície, visível a partir da Ponte dos Cavalos (Estrada Municipal 534 que liga Cernache do Bonjardim a Palhais), alastrando-se para jusante conjuntamente com as águas muito escurecidas.
 
Embora este manto branco fosse visível em vários pontos da Ribeira da Sertã, a população não conseguiu identificar a causa deste problema que para além dos prejuízos que causa ao ecossistema e biodiversidade poderá eventualmente acarretar também riscos para a saúde pública, pois as águas desta ribeira desaguam no rio Zêzere a montante da Barragem de Castelo de Bode, que abastece a população de Lisboa.
 
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta para que o Ministério do Ambiente possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério do Ambiente tem conhecimento da frequente poluição que se tem verificado na Ribeira da Sertã, em particular a ocorrida no passado dia 27 de dezembro?
 
2- Quais as causas que estão na origem do manto de espuma que corre à superfície da Ribeira da Sertã?
 
3- Que medidas tem o Ministério do Ambiente tomado para monitorizar as águas da Ribeira da Sertã, detetando de forma célere situações similares às que ocorreram recentemente que conduzem à poluição das águas e comprometem o ambiente e a saúde pública?


 


30 de dezembro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário