segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Oliveira de Frades O estado de abandono da Anta Pintada de Antelas leva Os Verdes a questionarem o Governo

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Cultura sobre o estado de abandono da Anta Pintada de Antelas, freguesia de Pinheiro, município de Oliveira de Frades, apresentando tojos, giestas, carvalhos e vegetação espontânea a ocultá-lo e também acessos ao local em péssimo estado, situação verificada in loco pelo Os Verdes.

 
    Pergunta:

O Partido Ecologista Os Verdes visitou no passado mês de novembro as imediações da Anta Pintada de Antelas, freguesia de Pinheiro, município de Oliveira de Frades, tendo verificado que este património classificado se encontra em estado de abandono há muito tempo.

A Anta Pintada de Antelas foi classificada pelo Decreto-Lei n.º 29/90, de 17 de julho como Monumento Nacional, diploma este que tem por fim a “salvaguarda de valores culturais e artísticos, de coletividade e seu legado às gerações vindouras em estado de boa conservação”.

A Anta Pintada de Antelas é um monumento megalítico de grande interesse interpretativo pelas pinturas rupestres, a vermelho e a preto, que decoram a sua câmara, mas também por ser uma das que se encontram em melhor estado de conservação da Península Ibérica.

Este património, reconhecidamente de grande valor histórico, que no início dos anos noventa do século passado sofreu obras de manutenção e conservação, encontra-se atualmente em estado de abandono, apresentando tojos, giestas, carvalhos e vegetação espontânea a ocultá-lo e também acessos ao local em péssimo estado.

Para além da vegetação que envolve este monumento megalítico Os Verdes verificaram que a tela que deveria impermeabilizar a própria Anta encontra-se nitidamente desgastada em determinadas partes, o que pode eventualmente vir a comprometer a sua conversação.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Cultura me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – O Ministério da Cultura tem conhecimento que a Anta Pintada de Antelas se encontra em estado de abandono?

2- O atual estado da Anta é compatível com a preservação das suas pinturas rupestres?

3- O Ministério da Cultura confirma que este monumento megalítico necessita urgentemente de intervenção? Se sim, para quando está prevista essa intervenção?




26 de dezembro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário