segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Corte de Árvores Motiva Carta Aberta de Os Verdes ao Presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades  






Ex.mo Sr. Presidente da União de Freguesias de
Eiras e de São Paulo de Frades
No dia 3 de janeiro, o Partido Ecologista Os Verdes recebeu queixas relativas ao corte de árvores nas ruas de São Miguel e Vale de São Miguel, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, no município de Coimbra.

Na passada sexta-feira, dia 6, uma delegação de Os Verdes visitou o local, tendo confirmado que foi realizado um corte indiscriminado de árvores, numa aparente “poda”, onde é visível praticamente só o tronco das árvores.

Esta intervenção, para além de comprometer a agradabilidade do espaço público, irá fragilizar as próprias árvores, podendo até levar à sua morte. Ano após ano, mesmo que aparentem algum vigor, pela primavera, com a rebentação, estas árvores vão ficando cada vez mais fracas, o que se traduz na quebra de ramos aquando da ocorrência de ventos fortes.

A poda consiste no corte seletivo de ramos, raízes e rebentos de forma a não comprometer a viabilidade da árvore, pois os cortes acabam sempre por ser uma agressão mais ou menos intensa. Assim, esta operação tem de ser tecnicamente ponderada e planeada, em função de cada exemplar, respeitando a dignidade da árvore, quer como ser vivo, quer como elemento funcional e visual que influência o nosso espaço público urbano.

As árvores são fundamentais para a qualidade de vida dos espaços urbanos e de todos nós, seja pela criação de sombra, amenização da temperatura urbana, produção de oxigénio e absorção de poluentes provocados pelo trânsito e repositório de carbono. Deste modo, as árvores deveriam ser corretamente podadas e cuidadas ao inverso de serem cortadas de forma indiscriminada como se verificou nas ruas de São Miguel e Vale de São Miguel.

Face ao assunto exposto o Partido Ecologista Os Verdes pretende obter do Senhor Presidente da Junta de Freguesia os seguintes esclarecimentos:

1. Quais foram as razões que motivaram a Junta de Freguesia a efetuar os cortes indiscriminados nas árvores em causa?

2. A intervenção realizada nas árvores foi acompanhada por algum técnico especializado em podas urbanas?

3. Estão previstas outras intervenções semelhantes na freguesia?




10 de janeiro de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário