segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

20 de Julho - Poeiras radioativas "invadem" a cidade da Guarda Verdes de Portugal e de Espanha alertam para perigos de exploração de Urânio junto à fronteira  




O Partido Ecologista Os Verdes e o partido congénere de Espanha, EQUO, levaram a cabo, no dia 20 de Outubro, de manhã, uma ação de sensibilização, no centro da Guarda, denominada "Minas de Urânio? Não, Obrigado! Nem em Salamanca nem noutro lado!"

Esta ação tem como objetivo alertar a população da Guarda para os riscos que a exploração de urânio, que está a ser implementada junto à fronteira portuguesa, pode acarretar para o ambiente e para a saúde humana nomeadamente pela propagação de partículas radioativas na atmosfera.

Para este complexo mineiro estão previstos minas a céu aberto, uma unidade de reprocessamento de urânio, na bacia hidrográfica do rio Douro, e um depósito de resíduos radioativos. Uma dessas minas será em La Alameda de Gardon, a 8km do nosso país.

O PEV e a EQUO realizaram uma conferência de imprensa às 10.30h no Largo José de Almeida (Guarda), junto à praça de táxís para fazer o ponto de situação em relação ao andamento do projeto, assim como preparar novas ações dos ecologistas para travar esta exploração. 










18 de Outubro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário