segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

1 de Abril – Dia da Mentira - Os Verdes atribuíram troféu para a mentira do ano



Hoje, dia 1 de abril, identificado como o dia das mentiras, o Partido Ecologista Os Verdes atribuiu, simbolicamente, uma garrafa com água potável, proveniente da Barragem de Falgilde, que abastece os concelhos de Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Viseu ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sátão, alertando para a necessidade de preservar os recursos hídricos através de um tratamento eficiente das águas residuais pelas ETAR's, nomeadamente pela de Rio de Moinhos.

Apenas com uma simples observação, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, identificaria a falta de manutenção da ETAR de Rio de Moinhos. No entanto, o Sr. Presidente da Câmara de Sátão referiu à comunicação social, a 22 de dezembro de 2015, que a afirmação do Partido Ecologista Os Verdes é falsa e sem fundamentos concretos, pois a ETAR está a funcionar perfeitamente bem, não estando prevista qualquer requalificação, negando até que a ETAR, que rejeita as águas para o rio Côja, esteja ao abandono.

Nesse mesmo mês de dezembro, o Partido Ecologista Os Verdes questionou o Ministério do Ambiente sobre o estado de abandono e de degradação da ETAR de Rio de Moinhos, também na sequência da visita ao local, em setembro.

Contudo, o Ministério do Ambiente, embora confirmando que os parâmetros, através de autocontrolo (efetuados pela Câmara Municipal) dos efluentes tratados se encontram dentro dos limites legais de emissão, a 5 de janeiro (quatro meses após a visita do PEV) a Agência Portuguesa para o Ambiente constatou que a ETAR apresentava sinais de falta de manutenção, com vegetação em excesso, o que coincidiu com a presença de técnicos da autarquia a proceder à reparação do tanque (imoff).

Para que a preservação dos recursos hídricos não seja uma MENTIRA, com a entrega simbólica desta garrafa de água, Os Verdes pretendem sensibilizar a autarquia para importância que representa o tratamento das águas residuais para a qualidade de vida da população e para o ambiente. A água é um elemento natural e essencial que constitui todo o suporte de vida no Planeta e que urge preservar.

O investimento público na área ambiental, tal como a implementação e manutenção de infraestruturas para o tratamento de efluentes, não é um gasto supérfluo ou um desperdício de visionários alheados da realidade objetiva das coisas, mas antes o suporte e o garante da saúde pública e dos ecossistemas.



1 de abril de 2016








Sem comentários:

Enviar um comentário