quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Nota de Imprensa – Distrito de Viseu - Candidatos de Os Verdes, na lista da CDU, em jornada dedicada ao ambiente e à preservação dos Recursos Hídricos

 



Nota de Imprensa – Distrito de Viseu
 
Candidatos de Os Verdes, na lista da CDU, em jornada dedicada ao ambiente e à preservação dos Recursos Hídricos
 
Os candidatos de "Os Verdes", na lista da CDU (PCP-PEV), às próximas eleições legislativas, pelo círculo eleitoral de Viseu - Isabel Souto e Miguel Martinsem conjunto com outros ativistas e simpatizantes da CDU, participaram ontem, dia 9 de Setembro, numa jornada promovida pela CDU, dedicada ao Ambiente e à Preservação dos Recursos Hídricos.
 
Da parte da manhã, os candidatos do PEV deslocaram-se à freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Sátão, para observar o estado de abandono e degradação da suposta ETAR, ali localizada e que abrange uma parte da população de Sátão.
 
As águas residuais provenientes dos esgotos, que passam pela ETAR, são depois lançadas sem tratamento para o rio Côja, curso de água que passa junto ao parque de merendas da Nossa Senhora de Lurdes, que desagua no rio Dão a montante da barragem de Fagilde, local de abastecimento dos municípios de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.
 
Ao início da tarde a delegação da CDU, à qual se juntou também outro candidato pelo Círculo Eleitoral de Viseu às Eleições Legislativas, José Roque, deslocou-se a Mangualde para observar in loco a fossa a céu aberto da Lavandeira (apelidada também de ETAR), que constitui um perigo para a saúde pública e uma ameaça para a biodiversidade.
 
Os Verdes têm, ao longo dos anos, não só denunciado este crime ambiental,  mas também apresentado soluções para o mesmo, por exemplo, propondo o reforço da dotação orçamental, no âmbito do PIDDAC (Orçamento do Estado para 2011), proposta esta que foi na altura inviabilizada pelos votos dos partidos da Troika (PS/PSD/CDS), os únicos que têm eleito deputados pelo distrito de Viseu.
 
Por último, a delegação da CDU visitou a ETAR de Cubos, no mesmo município, e observou as mesmas debilidades, nomeadamente a rejeição das águas residuais, que evidencia e constitui uma clara contaminação dos cursos de água.
 
Os Verdes e a CDU consideram preocupante o desinteresse da maioria das autarquias do distrito, como a de Sátão e de Mangualde, na defesa da qualidade da água, recurso vital para a vida humana e para a biodiversidade. A inexistência e/ou mau funcionamento de algumas ETAR’s são das principais causas da poluição da água no distrito de Viseu.
 
A situação económica que, normalmente, alegam não é desculpa, é meramente uma justificação das opções políticas das autarquias, que conduzem os recursos financeiros para iniciativas supérfluas de cariz eleitoralista e dos sucessivos governos que não disponibilizam verbas suficientes para equipamentos e infraestruturas que contribuam para preservação dos recursos hídricos.
 
Para Os Verdes a preservação hoje do ambiente será a saúde do amanhã, e o bem estar de amanhã terá sempre de passar pela qualidade de vida de hoje, esta que tem sido seriamente ameaçada com as políticas de desinvestimento dos governos PSD/CDS e do PS, e que tem conduzido ao empobrecimento do país e dos portugueses.
 
10 de Setembro de 2015
 


ETAR de Cubos (Mangualde)



ETAR de Rio de Moinhos (Sátão)



Resíduos ETAR de Rio de Moinhos (Sátão)
 

Rejeição de Águas Residuais (ETAR de Cubos)



Rejeição de Águas Residuais - Fossa da Lavandeira (Mangualde)
 

 Fossa da Lavandeira (ETAR de Mangualde)


ETAR de Rio de Moinhos (Sátão)
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário