quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ecolojovem - «Os Verdes» promoveu Acampamento pela Biodiversidade no distrito de Aveiro

 
 
De 26 a 30 de Agosto decorreu o Acampamento pela Biodiversidade promovido pela Ecolojovem - «Os Verdes» no Parque de Campismo da Praia de Cortegaça (Ovar) inserido na campanha para as eleições legislativas de 4 de Outubro, que contou com a presença dos três candidatos do PEV nas listas da CDU por Aveiro, Tânia Simões, Antero Resende e Fátima Flores, e com demais candidatos jovens do PEV a outros círculos eleitorais do país. 
   
Ao longo destes cinco dias de acampamento a Ecolojovem realizou várias iniciativas pelo distrito de Aveiro em torno da proteção da biodiversidade:  
   
Visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto – área protegida que integra um riquíssimo património geomorfológico, faunístico e florístico que tal como em outras áreas protegidas do país verifica-se a falta de meios nomeadamente humanos, para corresponder à sua efetiva preservação, devido ao corte e redução de verbas pelos sucessivos governos para a área do ambiente.  

Viagem pela Linha do Vouga – entre São João da Madeira e Espinho permitiu constatar, por um lado a importância desta linha ferroviária para a população e para o ambiente e, por outro, verificar o estado de quase abandono a que esta linha tem sido colocada por parte dos governos (PSD/CDS/PS): material circulante rudimentar (por ex. nem sequer as portas fecham automaticamente), estações sem qualquer balcão de atendimento, pouca frequência dos comboios, etc., sendo evidente a necessidade de requalificação/revitalização desta linha centenária. Após a viagem foi colocada uma faixa em Espinho para sensibilizar a população "Linha do Vouga, 100 Anos de História, Não pode Morrer".  
   
Elaboração e colocação de ninhos artificiais em árvores do parque de merendas do Buçaquinho para colmatar a diminuição de lugares de nidificação de aves de pequeno porte como o chapim real, os rabiruivos e as trepadeiras.  
   
Debate sobre a "Erosão da Orla Costeira" – realizado no Furadouro, ao ar livre, em conjunto com a CDU e que contou com a presença do 1º candidato desta coligação por Aveiro, Miguel Viegas, e dos candidatos do PEV Antero Resende e Tânia Simões, abordando uma série de questões associadas à erosão da costa que ameaçam as pessoas e bens, nomeadamente:  
- ligadas ao ordenamento do território em que os autarcas ao longo dos anos têm cometido erros neste domínio, cedendo aos interesses imobiliários e licenciando edificações em cima da costa;  
- ao nível dos impactos das grandes barragens que impedem o percurso natural dos sedimentos;  
- no que concerne aos milhões gastos de forma avulsa, pelos governos, com intervenções pontuais na costa sobretudo após o impacto de grandes intempéries.  
A erosão da costa tem de ser encarada de forma global e integrada, com soluções a curto prazo que defendam as populações e seus bens, com recurso a obras leves como a reposição de areias, solução de algum consenso na comunidade cientifica e perspetivar a médio e longo prazo a deslocação da população caso o avanço do mar seja irreversível.  
   
Visitas e passeios de bicicleta em Salreu-Estarreja (percurso do Bioria) e no município da Murtosa, áreas que integram a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro que constituem um importante património cultural (por ex. Museu Municipal da COMUR), socioeconómico e ambiental que é necessário preservar e valorizar.  
   
O eucalipto “afasta” a biodiversidade – colocação de seis espantalhos e de uma pirâmide de papelão em Águeda, no mercado municipal (um dos concelhos do país que apresenta a maior área ocupada com eucalipto) numa ação de sensibilização da população para os efeitos nefastos da monocultura do eucalipto, que leva à redução da biodiversidade e de espécies endógenas. No entanto, apesar dos problemas ambientais a médio e longo prazo devido à expansão do eucalipto, uma das primeiras medidas do governo foi procurar liberalizar o plantio desta espécie de crescimento rápido aguçando a gula das celuloses.  
   
Visita à Pateira de Fermentelos – inserida na rede natura 2000 (Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro) e classificada como sítio Ramsar é uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica, uma importante zona húmida rica em flora e fauna que tem sido afetada pela poluição do rio Cértima e invadida por infestantes como os jacintos-de-Água com graves problemas para este ecossistema. 

Debate "Que seja agora, queremos a preservação da Biodiversidade", organizado em conjunto com a juventude comunista no qual saíram duas grandes conclusões: O Estado tem um papel fundamental na garantia e desenvolvimento das políticas e da disponibilização das verbas necessárias para que os organismos, como o ICNF, possam desenvolver o seu trabalho natural, impedindo a sua delapidação e a sua utilização em prol de um grupo muito restrito sem considerar o futuro, o que não tem acontecido com os governos ora do PSD/CDS, ora do PS; A política de preservação do ambiente não pode ser meramente sectorial tem de ser convergente e em  articulação com as políticas económicas, sociais que promovam a qualidade de vida da população, respeitando os direitos laborais e recursos ambientais.

Com o Acampamento pela Biodiversidade a Ecolojovem - “Os Verdes” pretendeu alertar para as políticas erradas dos sucessivos governos que prejudicam o ambiente e a biodiversidade e, ao mesmo tempo, apresentar propostas que permitam promover o desejável equilíbrio entre a conservação da natureza, o desenvolvimento e o direito a ter uma vida melhor. 

A preservação hoje do ambiente será a saúde e o pão do amanhã, mas o bem-estar do amanhã dependerá sempre da qualidade de vida de hoje. Por isso os jovens ecologistas não se reveem nas inevitabilidades que PS, PSD e CDS apresentam e acreditam que há alternativas e soluções para o país e para as pessoas, indo ao encontro das aspirações e necessidades da juventude.

As eleições de 4 de outubro serão um momento de reafirmação do projeto ecologista e da CDU, são a oportunidade para a mudança de que o país precisa! Os Verdes e a CDU fazem parte dessa mudança! Continuaremos a apresentar respostas e soluções ecologistas para o país e para o planeta, num compromisso com a Natureza, base de todas as formas de vida e das atividades humanas.
 
 
02 de Setembro de 2015
 




 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário