quinta-feira, 2 de abril de 2015

Castro Daire - PEV questiona Governo sobre a continuidade do estado de abandono da ETAR de Termas de Carvalhal

 
PEV questiona Governo sobre a continuidade do estado de abandono da ETAR de Termas de Carvalhal, concelho de Castro Daire
 
 
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”,entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e Energia, sobre a continuidade do estado de degradação da ETAR, no concelho de Castro Daire.
 
Pergunta:
 
Em Maio de 2013, uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» deslocou-se à povoação de Termas do Carvalhal, freguesia de Mamouros, concelho de Castro Daire tendo verificado “in loco” o estado de abandono da ETAR local.
 
Tendo em conta que é dever do ministério que tutela a área do ambiente zelar pela proteção e valorização dos recursos hídricos, promover ações de proteção, valorização e regularização de toda a rede hidrográfica, nomeadamente através de fiscalização, “Os Verdes” questionaram o Governo sobre o mau funcionamento da ETAR de Termas de Carvalhal, através da pergunta 2423/XII/2ª.
 
Na resposta o ministério confirmou que a ETAR se encontrava em deficiente estado de conservação e funcionamento, adiantando que a Câmara Municipal de Castro Daire não dispõe de título de utilização dos recursos hídricos para a rejeição de águas residuais tratadas naquela ETAR, tendo notificado a Câmara Municipal para a respetiva regularização.
 
No passado mês de Janeiro, no âmbito das Jornadas Ecologistas que o PEV está a promover pelo país, uma delegação de “Os Verdes” deslocou-se às imediações da ETAR, tendo constatado uma situação similar à de 2013, ou seja: o mau estado da ETAR e a falta de manutenção, mais uma vez percetível observando a maquinaria com parafusos caucionados e enferrujados.
 
Simbolicamente e a título de exemplo, não deixar de ser curioso que dois anos depois da visita de “Os Verdes”, no local ainda se encontra ao abandono a mesma enxada enferrujada junto à suposta separação de resíduos grosseiros.
 
O funcionamento desta ETAR deveria revestir-se de extrema importância no sentido de tratar os efluentes domésticos, mas também das águas termais, que estão a ser rejeitadas na ribeira da Courinha, afluente do rio Mel, que integra a rede hidrográfica do Rio Vouga.
 
Esta situação de abandono em que se encontra a ETAR para além de criar impactos nefastos para o ambiente, para a saúde pública, para a qualidade de vida da população residente e dos turistas/aquistas que usufruem das Termas do Carvalhal, para a imagem da própria estância termal, é também visto pelos cidadãos como mais uma situação do abandono de recursos públicos que se vão degradando com a falta de manutenção sem cumprir a sua função, que neste caso é o tratamento das águas residuais.
 
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e Energia, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
 
1- O Ministério t 
em conhecimento que a ETAR de Termas do Carvalhal continua, passados dois anos, em situação de abandono?
 
2- A Câmara Municipal de Castro Daire já tem a licença de rejeição de águas residuais, provenientes desta ETAR?
 
3- Nos últimos anos a C.M de Castro Daire foi autuada pelo mau funcionamento da ETAR?
 
4- Passados dois anos, o Ministério tem conhecimento se estão ou não previstas obras de reabilitação desta ETAR ou a construção de uma nova infra-estrutura?
 
5- A ETAR foi construída em que ano? Houve recurso a fundos nacionais e comunitários? Se sim qual o valor envolvido?
 
 
2 de abril de 2015

ETAR Termas de Carvalhal, Janeiro de 2015 
 
  
ETAR Termas de Carvalhal, Abril de 2013 
 
 
  
 
ETAR Termas de Carvalhal, Janeiro de 2015  
 
 
ETAR Termas de Carvalhal, Abril de 2013 




ETAR Termas de Carvalhal, Janeiro de 2015

 
 ETAR Termas de Carvalhal, Abril de 2013 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário