sexta-feira, 23 de maio de 2014

Intervenção de Manuela Cunha, 1ª candidata do PEV nas listas da CDU Comício CDU Braga

Intervenções
|
22/05/2014
Intervenção de Manuela Cunha, 1ª candidata do PEV nas listas da CDU Comício CDU Braga


Amigas e Amigos
Companheiras e Companheiros
Permitam que as minhas primeiras palavras neste comício, aqui hoje em Braga, sejam dirigidas aos jovens.
De aqui de Braga, capital de distrito mais jovem do país, e uma das cidades mais jovens da Europa, cidade escolhida em 2012, para Capital Europeia da Juventude, quero, em nome de “Os Verdes”  e da CDU lançar um apelo aos Jovens deste país e nomeadamente aos que vêem presentemente e na sequência das políticas dos governos que pactuaram com a Troika, os seus sonhos e projetos de vida devastados.

Aos jovens que se viram e veem obrigados a abandonar os estudos e os projetos científicos na sequência dos cortes nas bolsas , aos jovens que estão sujeitos a trabalho precário e sem direitos, aos jovens desempregados (segundo o INE, em 2013 representavam 37%  dos desempregados).

Aos jovens que se viram e veem forçados a emigrar, tal como os seus avós e pais nos anos 60 e início de 70, em busca de emprego, de oportunidades profissionais e melhores condições de vida. Jovens formados: engenheiros, arquitetos, cientistas, profissionais da área da saúde (1 em cada 3 dos enfermeiros que o país forma emigra), artistas, bailarinos, músicos, cineastas…Jovens cuja partida forçada deveria envergonhar e preocupar este governo. Mas tal não acontece, pelo contrário, é o próprio Governo (PSD-CDS) que aconselha e estimula a juventude a emigrar, dando a perder o enorme potencial de conhecimento, formação e criatividade que representam para o país, para alavancar e dinamizar a modernização e competitividade da nossa economia, de que tanto falam, e do nosso desenvolvimento.

Aos jovens com preocupações ecologistas que, com “Os Verdes”, contestaram o Plano Nacional de Barragens e se manifestaram em Amarante contra as barragens do Tâmega que irão submergir centenas de casas de primeira habitação e centenas de hectares de solos agrícolas.

Aos que connosco partilharam dezenas de ações de protesto contra a Barragem e em defesa e valorização da linha e do Vale do Tua e do Alto Douro Vinhateiro Património da Humanidade. Aos jovens, que tal como nós, recusam que os grandes negócios do betão e das energias deixem o nosso litoral à mercê da erosão costeira e dos riscos crescentes das alterações climáticas que recusam que estes interesses económicos e financeiros se sobreponham aos valores do património natural e cultural e ao desenvolvimento sustentável das regiões e do país.

A todos vós apelamos para que Domingo, o grito da vossa revolta se transforme numa condenação eficaz destas políticas e num grito de esperança e de mudança com o reforço de uma verdadeira alternativa para Portugal e para a Europa, confiando nos Verdes e votando na CDU.

E aos pais destes jovens perguntamos. É este o futuro que sonhavam para o vosso filho ou filha? Foi para o ver em casa, desesperado, após horas a fio de currículos enviados e nunca respondidos que tanto se sacrificou para pagar os seus estudos?
Foi para o ver partir, como nos velhos tempos outros pais viram outros filhos, foi para isso que tanto lutaram?
Por certo que não. A vós pais dizemos: no próximo domingo, penalizem quem criou esta situação, quem está a hipotecar o presente e o futuro desta juventude, defendam o seu sonho e o do seu filho, lutem por aquilo que tanto lutaram durante a vida. Votem na mudança que urge. Votem numa força de confiança, a CDU.

Amigos e Companheiros,
Estas eleições são de facto uma verdadeira oportunidade de mudança, tanto para o país como para a Europa.
Mas mudar não é perpetuar o “vira do poder”, entre os três partidos (PS/PSD/CDS). Partidos que acordaram com Troika o estrangulamento da nossa economia, uma austeridade brutal, a destruição dos serviços públicos (educação, saúde, transportes, tribunais), a privatização das empresas do estado que davam lucros, como por exemplo os CTT. Partidos que nos algemaram a uma dívida que não para de crescer, que limpa os cofres públicos e os bolsos dos portugueses, mas não é por isso que nos vêm falar em saída limpa.

Amigos e Companheiros,
A mudança tem de gerar condições para trilhar novos caminhos para Portugal e para a Europa, para reconquistar poder de decisão, para travar o nosso empobrecimento.
Não podemos continuar a aceitar, como os anteriores governos portugueses aceitaram, a submissão a este modelo político e económico protagonizado pela União Europeia, que submete as economias mais frágeis como a nossa, aos interesses de economias fortes como a Alemã, fomentando uma desigualdade notória entre Estados.
Não podemos continuar a aceitar que a grande maioria dos deputados portugueses eleitos no Parlamento Europeu aprovem medidas que nos deixem ainda mais submissos e mais frágeis, medidas que não atendem às nossas necessidades e que nos empobrecem a todos os níveis.

Precisamos de, domingo, eleger mais deputados que deem voz a Portugal, voz às especificidades do nosso país, sejam elas a nível económico, social, cultural ou ambiental. Deputados que defendam uma política agrícola que proteja a agricultura familiar e promovam práticas amigas do ambiente, que defendam as nossas pescas, que recusem e combatam os tratados internacionais lesivos para a produção nacional, que defendam uma mobilidade sustentável.

Até Domingo, os ativistas da CDU têm de se empenhar em combater o desânimo das pessoas, o descrédito que recai sobre o sistema democrático na sequência das mentiras deste Governo PSD/CDS, o populismo barato e inconsequente e os fazedores de opinião por encomenda que visivelmente assutados com o crescimento do apoio à CDU, usam os mais fraudulentos argumentos para nos denegrir. Será, apoiados no reconhecimento das populações pelas lutas travadas e pela sua justeza, que temos de continuar a demonstrar que alternativa de mudança passa pela CDU, a única força que nunca encandeou ninguém com o brilho das estrelas da Europa, que sempre alertou para as consequências dos caminhos seguidos pela União Europeia e sempre defendeu os interesses de Portugal e um modelo de desenvolvimento sustentado na produção nacional, na coesão social e territorial, na preservação e valorização das riquezas naturais e culturais.

Domingo vamos reforçar a CDU.

Viva a CDU.

Sem comentários:

Enviar um comentário