terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nota de imprensa do Partido Ecologista “Os Verdes” - Apelo para que os deputados do PSD e CDS-PP eleitos pelo Círculo de Viseu votem contra o Orçamento do Estado para 2013



No seguimento do anterior governo PS, este governo PSD/CDS-PP está a implementar uma onda de sacrifícios aos portugueses sem paralelo na nossa história: levam com uma carga fiscal pesadíssima, assistem à redução dos seus salários, das reformas e das pensões, aumentam as dificuldades de acesso a apoios sociais, à saúde, ao ensino. As políticas sociais acabam por ser os parentes pobres deste governo.

Cada vez mais as pessoas e as pequenas e micro-empresas estão afuniladas pelas actuais opções políticas de direita. Já é difícil encontrar palavras para as descrever: neoliberais, ultra-liberais ou meramente cegueira ideológica? Os resultados destas políticas é que… não têm alternativas. Ano após ano os resultados oficiais comprovam a catástrofe económica, social e ambiental. O desemprego real já ultrapassou os 20% e continua a bater recordes históricos todos os dias; o número de falências, sobretudo de micro e pequenas empresas, não para de crescer; a dívida aumenta; a recessão instalou-se; o País está mais pobre, cada vez mais dependente, que bloqueia o futuro de quem quer viver, de forma digna, fruto do seu trabalho.

As opções políticas transversais aos vários governos (PSD/CDS e PS) comparam-se a um sismo. Os vários PEC’s foram réplicas sísmicas que abalaram o tecido económico e social do país. O orçamento de estado para 2012 mais pareceu um terramoto a comprovar pelos resultados conhecidos. Este orçamento proposto para 2013, no mesmo seguimento, não será mais do que um tsunami para arrasar com as pequenas e médias empresas e com a vida das pessoas.

Como referem alguns “senadores” dos partidos que compõem o Governo, embora sem muita legitimidade pelo seu passado governativo, estas opções políticas, são gravíssimas para todos os que têm menos recursos económicos, assim como para as PME. Estas opções não conseguem garantir a sua execução orçamental quanto mais o seu desempenho. Não há alternativas? Há alternativas. Há alternativas às políticas de austeridade, como por exemplo taxar os rendimentos do capital, a renegociação da dívida pública, o fim dos privilégios fiscais à banca e a alguns grupos económicos, o fim das Parcerias Público-Privadas, o combate à fraude fiscal, o incentivo à produção nacional, entre outros.

- Perante as palavras do então cabeça de lista do PSD pelo Círculo de Viseu, em 31 de Maio 2011, “Os candidatos do PSD assumem um compromisso solene com todos os eleitores, estarem sempre do lado do Distrito quando estiverem em causa questões fundamentais para o Distrito” e “Está na Hora de Mudar”;

- Perante a cegueira ideológica desde Governo;

- Perante as medidas desastrosas para o país e distrito de Viseu, delineadas no Orçamento do Estado para 2013;

O colectivo de Viseu do Partido Ecologista “Os Verdes” apela aos deputados que suportam o Governo, eleitos pelo Círculo de Viseu, Arménio Santos, João Figueiredo, Maria Ester Vargas, Pedro Alves, Teresa Costa Santos, ambos do PSD e o deputado Hélder Amaral do CDS-PP, de forma a dignificar a democracia, as pessoas do distrito e do país o VOTO CONTRA deste Orçamento de Estado para 2013.

O Colectivo Regional de Viseu do Partido Ecologista “Os Verdes”

Sem comentários:

Enviar um comentário