terça-feira, 23 de outubro de 2012

Centro de Saúde de Mortágua – Viseu “Os Verdes “questionam Governo sobre falta de médicos

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através doMinistério da Saúde, sobreo fim das consultas regulares de diabetes no Centro de Saúde de Mortágua e também sobre a falta de médicos de família, o que deixa de fora cerca de 600 utentes e faz dilatar o tempo de espera das consultas.

PERGUNTA:
Fruto das sucessivas políticas economicistas de concentração e redução dos serviços prestados aos cidadãos, delineadas na saúde pelos diversos governos ora PSD, ora PS, ora PSD/CDSPP, os portugueses têm assistido à deterioração dos serviços de saúde, sobretudo no interior do país, colocando em causa o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação.

O PEV teve conhecimento, através da Assembleia Municipal de Mortágua, de um rol de constrangimentos que dificultam o acesso à saúde por parte dos cidadãos do concelho de Mortágua.

Segundo a Assembleia Municipal, são necessários mais médicos de família no município, de forma a colmatar quer os 600 utentes que não se encontram abrangidos por médico de família, quer a diminuição do tempo de espera pelas consultas programadas, pelas quais os utentes esperam mais de um mês entre a marcação e a respetiva consulta.

Face ao tempo de espera prolongado, conforme foi transmitido ao PEV também por vários munícipes, muitos utentes sujeitam-se a esperar de madrugada à porta do centro de saúde, na expectativa de obter consulta por ordem de chegada, realidade idêntica a outros centros e extensões de saúde do distrito de Viseu.
Recentemente «Os Verdes» foram informados que no Centro de Saúde de Mortágua, as consultas médicas de acompanhamento de diabetes deixaram de se realizar com a regularidade de três em três meses, conforme sucedia anteriormente.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério da Saúde confirma a insuficiência de médicos de família para os utentes abrangidos pelo Centro de Saúde de Mortágua?

2- Está prevista a afetação de mais médicos de família ao centro de Saúde de Mortágua? Se sim, para quando?

3- Este ministério confirma que as consultas regulares de diabetes deixaram de se realizar no Centro de Saúde de Mortágua?

3.1- Em caso afirmativo, quais as razões para que esta cessação?


23 de Outubro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário