domingo, 8 de julho de 2012

“Os Verdes” questionam Ministério do Ambiente sobre mortandade de peixes na barragem do Caldeirão - Guarda


O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar“Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através doMinistério da Agricultura do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobreas causas da mortandade de peixes que se verificou na barragem do Caldeirão e as suas consequências para a saúde pública.

PERGUNTA:
Segundo a comunicação social, no passado mês de Abril foram encontrados pelo SEPNA da GNR, milhares de peixes mortos na barragem do Caldeirão, que se localiza na ribeira do Caldeirão, afluente o rio Mondego. A albufeira está integrada na rede de captação de água da empresa Águas do Zêzere e Côa, abastecendo entre outros a cidade da Guarda. Após a deteção de peixes mortos nesta albufeira, foram realizadas análises que, segundo o Delegado de Saúde, indiciam uma forte suspeita da existência de Salmonela. Neste sentido, a Autoridade de Saúde da Guarda interditou a barragem do Caldeirão a atividades lúdicas e desportivas.

O Delegado de Saúde garantiu, na altura, à comunicação social, que embora seja captada água nesta barragem para consumo, a situação não constituiu qualquer perigo para a saúde pública, devido aos respetivos tratamentos.

No entanto, mesmo não havendo riscos para a saúde pública, pelo menos através do consumo da água, conforme foi garantido pelo Delegado de Saúde, é de extrema importância saber e esclarecer quais as causas desta mortandade de peixes, de modo a prevenir situações idênticas, nesta ou noutras albufeiras, com ou sem captação de água para consumo humano.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Agricultura do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- Que causas estiveram na origem da morte de peixes na albufeira do Caldeirão?

2- Este ministério garante que a água para consumo esteve ou está dentro dos parâmetros permitidos, não pondo em causa a saúde pública?

3- Que medidas foram tomadas para reestabelecer o equilíbrio ambiental na Albufeira do Caldeirão?

4- Já foi retirada a interdição à prática de atividades lúdicas e desportivas nesta barragem?


08 de Julho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário