quarta-feira, 6 de junho de 2012

“Os Verdes” questionam Governo sobre abate de árvores centenárias em Albergaria-a-Velha

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobre o abate de árvores centenárias, tílias, em Albergaria-a-Velha, árvores que não apresentavam, sintomas de problemas sanitários ou outros e que faziam parte do património cultural e arbóreo, marcante de tantas gerações de albergarienses.

Entre outras questões, o deputado ecologista quer conhecer os motivos que levaram a este abate e também os planos futuros que existem para aquele local.

PERGUNTA:

“Os Verdes” têm vindo ao longo dos anos a denunciar as práticas desastrosas de podas e abate de árvores no distrito de Aveiro, práticas essas que, na grande maioria das vezes, não correspondem a nenhuma necessidade premente de segurança ou de abate cultural (abate por doença), mas sim a uma falta de sensibilidade em relação à paisagem e a um entendimento desastroso da arborização urbana e do papel que esta desempenha a nível climático e de despoluição do ar.

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” que ainda recentemente foram abatidas nove tílias centenárias no largo do Torreão, junto da entrada principal da Quinta da Boa Vista, precisamente junto do local onde decorrem as obras de construção da Biblioteca Municipal de Albergaria.

As árvores que foram alvo de abate não apresentavam, exteriormente, sintomas de problemas sanitários ou outros, faziam parte do património cultural e arbóreo, marcante de tantas gerações de albergarienses.

Para o coletivo regional de «Os Verdes» de Aveiro, é um nítido sinal de “desrespeito” pela memória coletiva. Populares puderam no local verificar o aspeto saudável dos espécimes abatidos, onde não era visível qualquer apodrecimento interno ou presença de colorações que denunciasse a presença de fungos. Estas árvores eram um espetáculo de aroma quando floriam (as flores são medicinais quando usadas em chá) ou quando no Outono cobriam a via de mil tonalidades de folhas que iam do amarelo ao ocre.

Numa localidade que prima pela quase total ausência de espaços verdes a questão do abate destas árvores não foi sequer aflorada na Assembleia Municipal, local onde se poderia aferir das várias sensibilidades sobre a questão. Na altura em que se procedeu a este abate, em nossa opinião criminoso, aconteceu uma tomada de posição de populares que se recusaram a retirar os veículos estacionados no largo como forma de protesto.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Agricultura, Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território possa prestar os seguintes esclarecimentos:
  1. Qual o motivo que levou ao abate destas árvores centenárias?
  2. Qual o papel despenhado pela junta de freguesia e Câmara Municipal de Albergaria?
  3. Alguma vez foi ponderada a poda criteriosa das árvores abatidas?
  4. Vão ser replantadas novas espécies arbóreas na zona em questão ou como diz a vox populi a intenção é fazer no local um estacionamento de superfície maior?

05/06/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário