quarta-feira, 28 de março de 2012

Bombeiros Voluntários de Castro Daire em dificuldades por falta de verbas

A DeputadaHeloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através doMinistério da Administração Interna, sobre a situação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, distrito de Viseu, que se encontra em dificuldades devido ao esgotamento de verbas para gastos com combustível, ficando a Associação incapaz de dar resposta a situações de socorro.

“Os Verdes” querem ainda saber quantas denúncias recebeu o Ministério, por parte de outras corporações, decorrentes de falta de verbas, e de que forma estão a ser resolvidas essas situações.

PERGUNTA:
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Castro Daire, distrito de Viseu, fez um comunicado à população, no início do presente mês de Março, informando do sufoco financeiro da instituição, traduzido no esgotamento de verbas para gastos com combustíveis. Esse comunicado chegou ao conhecimento da Assembleia da República.

Certo é que, segundo informa a Associação de Bombeiros, os incêndios ocorridos no início do ano esgotaram as verbas disponíveis para combustível, não havendo assim possibilidade de abastecer as viaturas próprias, significando isto que a Associação fica sem capacidade de dar resposta a emergências e socorro.

Ora, esta situação traduz um preocupante colapso dos corpos de socorro, que, diga-se de passagem, não é exclusivo de Castro Daire, grassando um pouco por todo o país. É, portanto, da segurança dos cidadãos que se trata e é esta que está, por todo o lado, posta em causa de uma forma ou de outra, mas com uma matriz comum: falta de verbas!

O PEV não pode aceitar que o país deixe de funcionar por causa da troika e das políticas negligentes do ponto de vista económico, social e, neste caso concreto, de segurança das populações.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exa A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Ministério da Administração Interna a presente Pergunta, de modo a que me seja facultada a seguinte informação:

1- Tem o Ministério conhecimento deste comunicado à população, da Associação Humanitária de Bombeiros  Voluntários de Castro Daire?

2- A situação deste corpo de Bombeiros, em concreto, já foi resolvida? Se sim, quando e como? Se não, em que situação se encontra o funcionamento daquela corporação?

3-Quantas denúncias de corporações de bombeiros já recebeu esse Ministério, decorrentes de falta de verbas para a sua atuação?

4-Como está o Ministério a resolver estas situações?

28 de Março de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário