segunda-feira, 25 de julho de 2011

ENCERRAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE EM SEIA PROVOCA DIFICULDADES DE ACESSO A CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o encerramento de Centros de Saúde em 11 Freguesias do Concelho de Seia, criando à população sérias dificuldades no acesso a cuidados de saúde primários.
PERGUNTA:

Os Centros de Saúde de 11 Freguesias do Concelho de Seia foram encerrados por falta de médicos. A Câmara Municipal de Seia, na voz do seu Presidente, diz temer que esta medida, que se diz provisória, passe a definitiva.
As populações estão indignadas e não se conformam pois algumas têm médico de família há mais de 30 anos. Esta situação vem criar graves problemas a estas populações para acederem a cuidados de saúde primários. A maioria destas Freguesias têm uma população idosa e a mobilidade é reduzida neste Concelho de 436 Km2.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:
  1. Que medidas irá tomar o Ministério da Saúde para reabrir estes Centros de Saúde e qual o seu calendário?
  2. Vai o Ministério da Saúde tomar medidas de imediato para atenuar o impacto social negativo nestas populações?
  
22 de Julho de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário